Ultiimas:

Comunidade São Benedito

A Comunidade de São Benedito surgiu no ano de 1987, na travessa Êxodo, quando um grupo de moradores da área denominada Nova Jerusalém, no bairro de Petrópolis, reservou um pequeno terreno para a construção da Igreja Católica dedicada a São Benedito, na época, núcleo da Paróquia de São Francisco. Neste terreno foi construído um “barraco” onde ainda foram celebradas 3 (três) missas.
Isto alegrou a muitos que aqui vinham morar, mas apareceu uma senhora prestes a dar a luz, e sem ter onde morar pediu ao Frei Gino que a deixasse ficar na casa por algum tempo. Porém, a mesma se negou a devolvê-la.
Os católicos da pequena comunidade, juntamente com Frei Gino, Ir. Eleusimar, Ir. Odália (Salesianas) e noviças, não desistiram. Celebravam missas, novenas, encontros de catequese, etc., no meio da rua e nas casas.
Ir. Eleusimar incentivou a comunidade a se organizar colocando um grupo de pessoas a tomar frente de um arraial. O mesmo foi feito na Av. Paulo VI. Ao término do arraial, Frei Gino juntou o dinheiro que foi angariado e fez um empréstimo da Paróquia de São Francisco e comprou um terreno para construção da Igreja.
Na casa de madeira do terreno onde hoje é a Igreja, foram celebradas várias missas e realizada a 1.º Eucaristia no dia 8 de dezembro de 1988 com a única turma de catequese da Comunidade que era orientada pela noviça Maria José.
1° Eucaristia da única turma de catequese da comunidade
Em junho de 1989 foi organizado o 1º arraial na Capela de São Benedito. O dinheiro arrecadado foi para pagar parte do empréstimo da Paróquia de São Francisco, porém o apurado não chegou a 20% do débito. Como estávamos começando, Frei Gino conseguiu que fosse dispensado este pagamento. No mesmo ano deu se início a uma série de promoções como: rifas, bingos e arraiais, assim como a arrecadação de doações. Todos os recursos eram direcionados para a Construção da Igreja.
Numa das viagens de Frei Gino a Itália, ele conseguiu doações de amigos e ao retornar a Manaus, em 1990, comprou o terreno ao lado e doou a Comunidade. Logo após ele foi embora para a Itália e veio Frei Silvestre e Frei Thomas. Neste ano Ir. Carmelita assumiu o lugar de Ir. Eleusimar juntamente com a Ir. Mirtes e deu um grande passo nesta Comunidade, pois conseguiu organizar um grupo considerável de pessoas e várias atividades foram criadas como: Pastoral da Catequese, Pastoral da Juventude, Administração da Igreja e Pastoral do Batismo. Contávamos ainda com a ajuda de Jovens da Paróquia São Francisco que ajudaram na Pastoral da Catequese e Celebração da Palavra.
1° Conselho da comunidade
A partir do ano de 1990 muitos mutirões foram feitos com a ajuda de homens, mulheres, jovens e crianças que não mediam esforços para construírem os alicerces juntamente com operários que ergueram as paredes.
Igreja São Benedito em construção - 1992
Quando a obra já estava no ponto de cobrir, surgiu um grande problema: a estrutura de ferro para o telhado, que era uma despesa maior que as posses da Comunidade. Então os comunitários resolveram pedir ajuda do Secretário de Obras da Prefeitura, mas, não obtiveram sucesso.
Em maço de 1994, Ir. Júlia Fávaro, recém chegada a esta área Missionária, com seu entusiasmo e dedicação, logo conseguiu o carinho de quase todos os comunitários, indo a bares e ruas, conseguiu então formar a Pastoral da Família iniciando encontros para o casamento Comunitário e Pastoral do Dízimo.
Ir. Júlia convencia as pessoas a participarem da Igreja e estava sempre a pedir algo para a construção da mesma. Aí foi convidada a ir junto com o Coordenador da Comunidade até o Secretário de Obras reforçarem o pedido anteriormente negado. Desta vez, graças a Deus nosso pedido foi atendido e o Sr. José Maria Nogueira, então Secretário de Finanças, mandou imediatamente seu encarregado analisa a obra da Igreja para fazer o orçamento.
No dia 18 de abril de 1994, duas turmas de carpinteiros da Prefeitura iniciaram os trabalhos e em poucos dias a Igreja de São Benedito ficou coberta.
Igreja São Benedito - maio de 1994
O casamento comunitário era um sonho de Ir. Júlia que se realizou numa bela celebração presidida por Pe. Martin James no dia 24 de junho de 1994. Era realizado então o primeiro de uma série de casamentos comunitários em nossa Comunidade. Apesar da Igreja ainda não estar concluída, os Comunitários já se orgulhavam de seus esforços, pois, muitos deles já usufruíam da estrutura da Igreja para celebrações de Missas em Ação de Graças por aniversários, graças alcançadas, casamentos e Missas pelos falecidos.
1° Casamento comunitário
Ir. Mirtis juntamente com as noviças da época organizaram a Pastoral da Mulher, Pastoral da Saúde e a Pastoral da Criança. A Pastoral da Saúde contava com a farmácia alternativa que funcionava em parceria com as Irmãs Sant’ana.
Membros da Pastoral da Mulher
Ainda faltava muito para a obra ser concluída. O que fazer, sem recursos? Foi então que os comunitários novamente se movimentaram fazendo rifas, bingos e pedágios para angariar dinheiro. Tivemos doadores generosos como o Noviciado São José que doou o Sacrário, Empresa Paranapanema, Loja S. Monteiro, Padre Martin, Grupo Garcia, Karina Modas, T. Loureiro, Banco Safra, Bradesco, Sudameris, Raimundo Alencar, Funcionários da SEFAZ, Mesbla, Tropical Multiloja, Bemol, Alfredo Nascimento e Esposa, Omar Azis e Mãe, Eduardo Braga.
Assim, em dezembro de 1994 através da intercessão de São Benedito a Igreja foi concluída, a Comunidade em festa, no dia 18 de dezembro de 1994 participou com alegria da Missa de benção da Igreja de São Benedito presidida pelo Arcebispo D.Luiz Soares Vieira e co-celebrada por Padre Martin, que na ocasião realizou a Crisma de muitos jovens, hoje adultos que trabalham em nossa Comunidade.
Foto utilizado no convite de inauguração
Em 2004, nossa humilde Igrejinha recebeu a Imagem de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira da cidade de Parintins que fazia uma visita a Manaus. Na ocasião a Comunidade em festa realizou uma procissão para levar a Imagem a Igreja de Santa Catarina de Sena.
Imagem de N.Sra. do Carmo em visita a Manaus
A luta da guerreira incansável, Ir. Júlia, não parou. Ela não achava certo serem feitas reuniões e encontros dentro da Igreja, pois a mesma possui Sacrário. Iniciou então a Construção de um Centro Comunitário para uso não só na catequese e em reuniões de Pastorais, mas, para realização de cursos para benefício dos comunitários. A batalha foi grande e mesmo sem ser concluído as Ir. Salesianas utilizaram o espaço para alfabetizar muitos comunitários e também em parceria com a prefeitura foi realizado um curso de mecânica. A Escola Municipal Thomás Meirelles por duas vezes utilizou o local provisoriamente devido a reformas, assim como a Escolinha Santa Catarina de Sena para a Construção de seu novo prédio.
Centro Comunitário em construção
O Centro Comunitário não foi terminado, mas devido ao estado de saúde de Ir. Júlia, numa grande festa para comemorar os dez anos da inauguração da Igreja, em 18 de dezembro de 2004, “inauguramos” mesmo necessitando de acabamento o Centro Comunitário Ir. Júlia Fávaro, uma homenagem justa aquela que muito se doou a nossa Comunidade.
Inauguração do Centro Comunitário Ir. Júlia Fávaro - 2004
Muitas foram às heranças deixadas pelas Ir. Salesianas em nossa Comunidade, mas o Tríduo Mariano realizado no final do mês de maio onde coroamos Nossa Senhora é uma das maiores e que ainda permanece até os dias de hoje.
Coroação de Nossa Senhora
Hoje, a Comunidade São Benedito faz parte da Área Missionária Santa Catarina de Sena, e está localizada na Rua Filemon, 12 - Petrópolis, possuindo atualmente cinco pastorais e dois movimentos. Realizando todo dia 5 de outubro a Procissão de São Benedito pelas ruas do bairro com participação expressiva de comunitários e moradores de bairros vizinhos.
Procissão
Durante os Festejos do Padroeiro a Comunidade realiza o Festival de Música Cristã, a Gincana Bíblica e a Quermesse.