Ultiimas:

Comunidade São Sebastião

A história do bairro de São Sebastião é marcada por sofrimentos, lutas e conquistas. Em 1983 aconteceu a primeira invasão  com duas ruas apenas, rua rio Uatumã e rua rio Abunã, nas quais as famílias  viviam em situações precárias, sem água encanada e luz elétrica. A comunidade foi sendo ocupada aos poucos, recebendo o  nome de São Sebastião porque aqui haviam devotos do soldado de Cristo e fizeram uma promessa ao Santo, se caso conseguissem o terreno todos os anos comemorariam seu dia ( 20 de janeiro) com procissão e arraial.
A irmã Helena foi uma das primeiras mulheres a lutarem pela apropriação da comunidade juntamente com dona Julia, Rosa Maia e Santana. 
A igreja São Sebastião surgiu desta promessa no ano de 1986 quando os primeiros moradores construíram um barracão numa área de terra que estava abandonada e tomada pelo mato, onde aconteciam as celebrações.
Mais tarde, os freis Capuchinhos da paróquia de São Sebastião do Centro de Manaus assumiram os trabalhos pastorais junto aos leigos que construíram o Centro Social Nossa Senhora dos Anjos. Nessa época,  pertencia a Paróquia São Francisco de Assis. Mais tarde este Centro Social passou a ser a atual Igreja do padroeiro  do bairro, São Sebastião.
Os serviços pastorais começaram a partir das visitas e missas (mensais) realizadas todo dia 20 às 19h00min presididas pelos Capuchinhos Frei Celso e os seminaristas Paulo Xavier e Frank que organizaram um grupo de catequistas no qual, algumas irmãs (noviças) salesianas Elisia Matos e outras, também os ajudavam. Formaram um grupo de jovens e todos contribuíram com seu trabalho, juntamente com outras pessoas da comunidade: D. Nazaré, D. Clara, Cleonice e outros membros dos grupos e Pastorais, assim foram aumentando a participação na Liturgia, Catequese, Juventude e Pastoral da mulher, esta  com o tempo deixou de existir. Mas mesmo diante das dificuldades, nunca se deixou de trabalhar em prol das melhorias de nossa comunidade Cristã.
Em 1996 fundou-se o clube de mães Cristina Bonates com 52 mães, as quais se reuniam numa sala na escola Ana Mota Braga sob a coordenação da dona Lurdes e dona Sebastiana. Atualmente funciona em sua sede própria na rua rio Abunã.
Os anos se passaram e a igreja São Sebastião foi administrada por mais de 12 anos pelo Padre Martin Jammes Laumann que inovou com seu jeito carismático e americano de ser. Organizou a situação pastoral e financeira da Igreja, além de buscar recursos fora do Brasil para investimentos na mesma. Nessa época foi criada a Área Missionária Santa Catarina de Sena ao qual a igreja São Sebastião junto com as igrejas São Benedito, Sagrado Coração de Jesus, São Paulo Apóstolo e Santa Catarina formavam a nova Área Missionária da Arquidiocese de Manaus.
Desde 2011, a igreja São Sebastião é pastoreada pelos Franciscanos  da Ordem dos Frades Menores – OFM, Frei Manoel da Silva Lima, Frei Juraci Estavan e Frei Duvan Tabaquino que suscitaram um novo ardor missionário aos leigos da Área Missionária. Os freis deram mais autonomia à comunidade, criando o calendário e o Plano pastoral da igreja (documento que contém as regras, projetos e normas). 
A igreja São Sebastião é coordenada administrativamente desde 2011 pelo radialista Emerson Miranda e pela coordenadora de Pastoral, a Pedagoga, Cristina Nascimento em conjunto com o Conselho Pastoral e Administrativo.